segunda-feira, 9 de maio de 2011

CONVIDAR...(OU NÃO) - FAZENDO A LISTA DE CONVIDADOS


Preparar a lista de convidados é uma das coisas mais difíceis durante os preparativos. Pra mim não foi nem um pouco, mas pra muitas noivas é! Ou porque os noivos, de fato, possuem muuuuuuuitos amigos e daí não tem jeito, a lista fica grande mesmo, ou porque os noivos se sentem na obrigação de chamar pessoas que mal conhecem por serem parentes ou amigos dos pais, por exemplo.

O casamento é uma data tão importante que não podemos nos dar o direito de nos preocupar com certas etiquetas. Casamento não é uma questão de regras, mas sim de coração. Os seus amigos, aqueles que vocês amam, que de fato são importantes pra vocês, estes sim precisam estar no seu grande dia. O resto que me desculpe, mas vai ter que entender que não se trata apenas de mais uma festa com boca livre e música boa. Estamos falando de celebração, no seu sentido mais amplo. Celebração do amor, de uma vida juntos, de uma história. E a quem tudo isto interessa a não ser seus amigos e sua família (e aqui não entra aqueles tios e tias, primos e primas, que você não ver faz anos né?).

Algumas regrinhas que acho que podem ajudar na hora de fazer a listinha:

Emitir o convite em nome dos noivos e não dos pais: Foi assim que eu fiz. Neste caso quem está convidando são os noivos e por isso eles não devem se sentir na obrigação de chamar os amigos dos pais, entenderam? Simples assim. Por mais que o casamento seja importante pros pais também (a gente sabe que eles sempre ficam orgulhosos com a data e por isso querem convidar seus amigos) a data é de vocês!

Convite único para um grupo, como o do trabalho por exemplo: A não ser para aqueles que você de fato é amigo, o convite pode ser único e deve ser colocado em uma área de visibilidade dentro de seu setor/departamento (como o quadro de avisos). Assim, todos saberão da data (porque não rola esconder este tipo de evento né?), mas não se sentirão na obrigação de comparecer (aliás, a maioria não vai). Não ache que vai ficar feio pra você… considere o convite colocado no quadro de avisos como sendo uma forma de comunicar a todos que em poucos dias você será uma Sra. casada e não como sendo um pedido gentil de comparecimento a sua festa!

Não convide para a cerimônia se você não for chamar a pessoa para a recepção:  Ou convida pros dois ou não convida. Pense se fosse ao contrário… você recebe um convite que não tem nenhuma menção à recepção, mas depois (mais especificamente na igreja) fica sabendo da “novidade”. E não tem jeito… a pessoa sempre fica sabendo, a não ser que você seja Highlander e consiga fazer com que seus convidados mantenham voto de silêncio durante a cerimônia, porque caso contrário, e considerando a Lei de Murphy, aquele que não foi chamado pra recepção vai estar indo embora da igreja e vai cruzar com um grupo de amigos seu dizendo: E aí fulano? Sabe chegar na festa? Posso ir com você? Fala aí se tu não ia ficar p. da vida se acontecesse contigo? Eu ia!! Por isso meninas, se não pode chamar o fulano pra festa, também não o chame pra igreja, combinado?  Depois não diz que não avisei!!!

E pra terminar quero dizer três coisas…

Uma é que este post é para as noivas que não podem ou não querem convidar muita gente. Se você decidiu fazer uma festa para 1.000 convidados e pode pagar por isto, MARAVILHA!!!
 
Duas é que tudo que falei aqui são pensamentos e experiências de uma noiva na reta final e atual blogueira, só isso. Não sou profissional na área, não entendo de regras e etiquetas de casamento nem quero ensinar nada a ninguém. Se alguém não concordou com algo, sorry!

Três é que o blog apoia os casamentos baratos mas como uma ideia de casamento aconchegante, romântico, alegre e realizado entre pessoas especiais, apenas!

3 comentários:

  1. Concordo e assino embaixo! No meu casório só terão pessoas realmente especiais para nós, os noivos, e vou fazer igual a você, os noivos convidando e não os pais!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. AIii eu VIVO isso agora na hora de montar a lista... EU nao tenho muitos amigos, mais familiares aff, MOOItos mesmo.. e o noivo tem MOOOItos amigos.. estamos enfrentando um dilema "Convidar OU NAO Convidar, eis a questão", estamos com 250 convidados, mais QUERO e VOU baixar este numero!! COMO?? ainda nao sei.. mais ja estou "argumentando" isso com ele...srsr
    é dificil mesmo, e concordo COM TUDO que vc disse, acho que é uma data pra chamar quem nos ama e quem NÓS amamos.. só ...
    preciso dar um jeito de colocar isso em "pratica"
    bjos!!!

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente. Casamento é uma data muito especial e quem deve estar presente são aqueles que torcem pela felicidade dos noivos e estão juntos deles durante algum tempo. Vivo um dilema tbm, pois não posso gastar muito, logo não queria chamar alguns parentes mais distantes.

    ResponderExcluir

Gostou? Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...