segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

DIY - FAÇA VC MESMA - BUQUE DE NOIVA

Mais uma ideia do faça você mesma!


Buque apenas com rosas

Você sabia que você pode fazer seu próprio buque? Isso mesmo! Fazer alguns tipos de buque é bem simples.



Buque Copo-de-Leite estilo braçada
Dizem que o buquê de noiva surgiu na época do Império Romano. Ele era feito com ervas aromáticas que serviam para afastar os maus espíritos. Com o tempo as flores começaram a ganhar espaço, devido as críticas da Igreja católica sobre os “maus espíritos”.  Os buquês eram bem simples, feitos com flores de laranjeira ou margaridas que simbolizavam a pureza e a virgindade da noiva, mas cá para nós, hoje os buquês estão bem mais sofisticados, e  vão muito além da simplicidade dos velhos  tempos.


Buque de Callas

Atualmente um buquê de flores,  não sai por menos de R$ 300,00. Por isso se a sua cerimônia está com a verba contadinha, damos mais esta dica de como fazer o seu próprio buquê gastando bem menos que isso.



Buque de Tulipas - ideal apenas para épocas de muito frio

Você vai precisar de:

- 15 a 20 flores de sua preferência (quantidade estimada que pode variar de acordo com a flor escolhida),
- fita floral verde (você encontra em qualquer loja de papelaria ou artesanato é bem comum) 
- fita de cetim.

Corte o caule das flores, deixando-as com aproximadamente 30cm. Arrume as flores deixando o caule bem rente um do outro. Amarre  bem firme com a fita floral no caule, em seguida, use a fita de cetim para cobrir o barbante. Dê algumas voltas com a fita de cetim no caule  e em seguida finalize com um laço. Você poderá incrementar o seu buquê, colando pedraria na fita de cetim.  


Buque de Calas e fita em detalhe de pedraria

Lembre-se:  o buquê também é um acessório, portanto, devemos tomar cuidado para que combine com a composição da noiva.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

DIY - FAÇA VOCE MESMA - DECORAÇÃO DE CASAMENTO

Como já havia escrito em um post anterior, esta super na moda fazer casamento e mini weddings simples e diferentes, mais claro se esse for o seu sonho, caso não seja seu intuito nem seu sonho não arrisque!

Você tem que querer algo assim, sonhar com algo assim e um dos fatores que ira ajudar muito no visual da sua festa é a decoração do ambiente.

Como eu disse para vocês, quando comecei a planejar meu casamento, se eu tivesse a mais experiência no assunto casamento, com certeza teria economizado muito mais nele.

Existe varias maneira de se fazer uma decoração super bacana, com itens baratos, facies de se encontra e pratico que com certeza ficarão lindo. Conheço historias de noivos que fizeram a própria decoração com ajuda de familiares ou para quem não tem tempo pode ate contratar alguém que faça mais deixe bem claro o que é que você quer.

Não sei se algumas opções sairia tão barato assim, mais com certeza bem mais barato do que contratar um decorador.

Se você pensar que se gastar $500 reais com todos os itens para fazer a decoração é muito engana-se completamente! Se vc adaptar alguma dessas opções e gastar essa quantia de material como vaso e flores que podem ser compradas na Ceagesp por atacado, você irá economizar no mínimo uns $2.000 reais

Achei na net algumas dicas para mostrar para vocês algumas composições super fáceis de serem feitas e podem ser adaptadas para cada bolso.



Essa acho que é a opção mais barata que pode ser feita. Para quem vai fazer seu casamento durante o dia achei essa ideia super bacana e o melhor, pelo que percebi vc pode fazê-la com latas, isso mesmo latas de nescau, leite ninho ou outro produto. Basta apenas comprar as fitas na cor da sua decoração e encapar os vasinhos.



Para quem quer fazer algo menos romântico e mais alegre com cores fortes tem essa opção e de cara eu pensei que ela poderia ser feita em copos, já vi vários casamento que os arranjos eram feitos em copos, garrafas e ate xícaras, uma opção simples, linda e barata.



Com certeza se eu fosse fazer meu casamento em um hotel ou sitio durante o dia usaria essa opção, achei simplesmente linda, vc pode usar graminha de gato (vende em loja de animais e cresce super rápido) plantar em vasinhos e depois é só adicionar algumas flores de sua preferência entre eles.



Mais uma opção que pode ser feito em latas ou potes de vidro (massa de tomate por exemplo) vc revesti e depois faz o arranjos com as flores de sua preferência compondo a decoração. Como mostrado vc pode adicionar algumas velinhas se o casamento for a noite e dará todo um chama especial.



Aqui mais duas opções, uma feita em um globo de vidro (vc pode comprar em lojinhas de 1 real) e na segunda feito em taças e vasinhos de cerâmica, para um mini wedding durante o dia ficaria super bacana.




Essa opção com certeza eu usaria em meu casamento se eu fosse fazê-lo durante o dia, achei de super bom gosto e super criativo a composição em xícaras, e se vocês prestarem bem atenção na primeira foto um dos arranjos é feito em um franco de perfume vazio. As plantas também estão super lindas com a mistura de flores de pedra (algumas pessoas conhecem como suculentas) que são super fáceis de serem achadas.




Bom essa eu nem preciso falar né, suuuuper fácil de ser feita, você precisara apenas de um globo de vidro, agua e flores mais atenção só fica bom com flores em tons vibrantes e durante o dia. Você pode fazer a noite também, nesse caso use algumas velas para compor o ambiente.



Esta também é super criativa, são vasinhos com mudas de temperos que podem ser dadas como lembrança.


Essa composição eu também amo de paixão, amarela com azul e branca para mim um composição perfeita para o dia, feita em canecas, potes de vidro cru e vasinhos.



Mais uma ideia para o dia feita em vasinhos de barro.



Roxo e amarelo, essa composição pode soar estranho para como vocês podem ver fica linda tanto de dia quanto a noite. Essa composição também pode ser adaptada para canecas, vasinhos, latas e tudo mais que a sua imaginação permitir.



E para finalizar uma composição azul e amarela linda! que pode ser feita em copos de uísque, bucha para fixar as flor (verde) e hortecias.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A MODA DOS MINI WEDDINGS

Nesses últimos meses venho ouvindo muito a expressão "mini wedding". Achei a proposta interessante e abri este espaço para falar um pouco sobre esse estilo novo de se fazer casamentos.

A expressão Mini Wedding quer dizer "Pequeno Casamento", com poucos convidados entre 50 e 80 e com um estilo todo especial. Geralmente são feitos por noivos com muita personalidade e criatividade, que querem fazer algo intimo e diferente fugindo do tradicional.


Com certeza no meu caso esse tipo de cerimonia não se encaixaria, pois, só a família do meu namorido já ultrapassaria da 80 pessoas fácil hehehe, mais quem sabe daqui uns 10 anos eu não faça um para comemorar nesse estilo super gracioso?

Nas minha andanças pela Internet, achei um blog lindíssimo chamado My Little Vintage Wedding de uma noiva cheia de estilo chamada Bia Camara. Achei a proposta dela linda e cheia de ideias charmosas e que podem ser adaptadas para um casamento de baixo custo o que é nossa proposta. Mais lembre-se esse tipo de casamento tem que combinar com os noivos, não teria graça se vocês sempre sonharam com um casamento tradicional e acabar fazendo um mini wedding todo estiloso se não é o verdadeiro sonho de vocês.

Foto tirada do blog My Little Vintage Wedding da Bia Camara

Geralmente o local escolhido para fazer esse tipo de casamento é o que dá todo charme. Algumas pessoas optam por fazer em restaurantes, outros em espaços de eventos para poucas pessoas, sítios ou ate mesmo na praia. Independente da onde se faça um dos requisitos essenciais é a decoração super diferente e descontraída.


Foto Aline Machado

 Hoje achei um blog super legal e cheio de ideia chamado Mini Weddings, la você encontra varias ideias e propostas para mini weddings que podem ser adaptado para se ter um baixo custo, podendo ficar ate por conta de amigos e familiares do casal a decoração da recepção. Para quem quer fazer esse tipo de casamento e esta sem ideia do que fazer pode acessar o blog e pesquisar algumas ideias.


Ideia de buque do blog Mini Weddings
ideia de: Sarah Yates, via Wedding Chicks

As roupas usadas também é um diferencial, como esses casamento geralmente acontece durante o dia, os trajes são mais descontraídos e sem muito brilho, ficando por conta do estilo dos noivos todo o glamour das roupas usadas.

Vestido Dolly Couture

Fica ai a sugestão para quem se amarra nesse estilo todo charmoso e lindo de casar essa é uma boa dica e lembrando que pode ser muito econômica.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

INDICAÇÕES DE FOTO E FILMAGEM



Já esta disponivel na area de fornecedores todas as indicações de foto e filmagem que tenho disponiveis.

Conforme eu for tendo indicações de outro prestadores, atualizo a seção.


COMO ECONOMIZAR NA HORA DE CONTRATAR SERVIÇOS DE FOTO E FILMAGEM?


Um dos mais importantes serviços do casamento, isso se não for o mais importante é o de foto e filmagem.

Se você parar para pensar que depois que tudo acabar, igreja, festa, lua de mel...a única coisa que ficará serão as fotos e a filmagem. Elas serão a verdadeira recordação dos momentos vividos. Daqui a 10, 20 anos quando você pegar seu album ou assistir a filmagem, conseguira reviver e relembrar toda a emoção vivida naquele momento. Seu filhos o verão e saberão o quanto foi bonito e marcante aquele momento para vocês.

Por isso digo, muito cuidado ao contratar esse serviço. Nem sempre preços altos e promessas são o suficiente para garantir um de bom trabalho final.

A melhor economia que você poderá estar fazendo na contratação desse serviço é conhecer muito bem o serviço realizado pelo fotografo e ter certeza que ele estará realizando um bom trabalho.

Dicas:

1 - Peça referencias as pessoas que já se casaram;
2 - Peça o orçamento via email e solicite o site para verificar o portifolio
3 - Agende uma visita para conhecer de perto o local de trabalho do profissional e os produtos finais realizados por ele;
4 - Se o orçamento que o profissional te passou ficou muito alem do seu orçamento, não peca tempo tentando negociar mesmo que ele seja o melhor fotografo do mundo, ele não chegara ao valor que você quer;
5 - Solicite uma data a qual ele estará cobrindo um evento e vá verificar o profissional em ação;
6 - Solicite seu CNPJ ou CPF, pesquise nos órgãos de proteção ao consumidor se a empresa que você pretende fechar o serviço tem alguma reclamação e que tipo de reclamação;
7 - Negocie preço e serviços, veja o que ele te oferece, muitas vezes um profissional um pouco mais caro te proporcionara uma gama muito maior de serviços do que aquele mais barato;
8 - Veja a quantidade de profissionais suficientes para a cobertura da sua cerimonia;
9 - Sempre faça contrato especificando todos os serviços contratados, caso precise efetuar alteração, solicite um adendo do mesmo especificando estas alterações;
10 - Veja o que realmente é importante que seja registrado no dia, faças reuniões com os profissionais para acertas tudo o que vocês querem na data.

Seguindo estas dicas vocês estarão economizando e muito pois, terão certeza da qualidade do serviço prestado.

Na seção de fornecedores estarei a partir de hoje postando todos os fotógrafos de meu conhecimento para facilitar a pesquisa de vocês.

Boa sorte!

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

AONDE REALMENTE VOU GASTAR MAIS?


Um leitor do blog chamado André me escreveu dizendo que ele pretende casar daqui a algum tempo e já esta planejando seu custos.

Ele me pediu que eu detalha-se os custo do meu casamento para ajudar os casais que estão planejando se casar tenha uma ideia de quanto em porcentagem se gasta com cada serviço.

Então vamos la André a seu pedido estarei detalhando meus custos para facilitar o planejamento ok.


Buffet    8.680,00 39,9%
Decoração Buffet    2.200,00 10,1%
Decoração Igreja       480,00 2,2%
Musica Igreja    1.870,00 8,6%
Aluguel Veiculo       900,00 4,1%
Vestido de Noiva    1.800,00 8,3%
Acessórios e outros       200,00 0,9%
Fotografo    3.300,00 15,2%
Taxa Igreja       500,00 2,3%
Topo de Bolo       150,00 0,7%
Bem Casados       250,00 1,2%
Dia da Noiva       945,00 4,3%
Placa Personalizada         45,00 0,2%
Taxa Cartório       280,00 1,3%
Lembrancinha       130,00 0,6%
  21.730,00 100%

Lembrando que os valores podem variar de casamento para casamento bem como taxa da igreja que varia de acordo com cada igreja, foto e filmagem que pode ficar mais caro ou mais barato dependendo do serviço que se escolhe e outros serviços que podem varias de preços portanto, esta é apenas uma perspectiva dos meus custos para se ter uma noção básica de quanto você deverá reservar para cada serviço.

Vocês perceberam que alguns custos estão no meu orçamento englobados em acessórios e outros pois, eu mesma fiz e gastei valores infemos que não fariam diferença detalha-los na prospecção como convites, porta guardanapos etc., sendo que eu também arredondei alguns valores para ficar mais claros.

Quem estiver com duvidas e precisar de ajuda com relação aos custos do casamento poderá entrar em contato comigo através do meu email.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

TOPOS DE BOLO


Vocês já pensaram que tipo de topo de bolo vão fazer?

Não!?!?!?! Então se falta 6 meses para o seu casamento já é hora de começar a se preocupar com esse item.

Quando vocês começarem a pesquisar topos de bolo verão que existe diverso modelos, das mais variadas formas e preços.

Quando comecei a pesquisar os meus achei pessoas que faziam que cobravam desde $150 ate $1.200 reais portanto mãos a obra e já comece a pesquisar.



Topo de bolo importados Milk and Tea

No inicio foi bem difícil achar algum topo que me agradava, todos eram muito comuns ou os que eu gostava eram muito caros. Um dia sem querer navegando pela internet no site da Elo 7 conheci a lojinha da Kenynha M e me encantei com os topos de bolo dela.

No inicio não tinha muita ideia do que iria querer ao certo, passei alguns detalhes para ela e por conhecidencia ela estava terminando um topo muito parecido com o que eu queria. Muito atenciosa ela me disse que assim que terminasse estarei me enviando as fotos para eu ver e quando ela me mandou fiquei mais encantada ainda com seu trabalho.

 
Um dos topos da Kenynha M
Quem quiser conhecer mais do seu trabalho basta acessar o seu site clicando aqui.

Outros topos de bolos muito fofos são os da Belle Bellica, são noivinhos personalizados e muito fofos porem o preço é um pouco mais salgado e a lista de espera é grande por isso que se interessar e quiser fazer o topo de bolo com ela devera pedir com bastante antecedencia.



Topos de Bolo Belle Bellica
Fica ai a dica!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

ATINGIMOS AS 5 MIL VISUALIZAÇÕES


Gostaria de agradecer a todos que acompanham o blog e comunicar que hoje atingimos a marca de 5.000 visualizações apenas 5 meses de vida! Isso dá uma media de 1.000 acessos no mês!

Aguardem, em comemoração aos 5.000 acessos com novidade.

OBRIGADA!

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

PERDIR PRESENTE DE CASAMENTO EM DINHEIRO PODE SIM!


Alguns casais mesmo depois de algum tempo vivendo em baixo do mesmo teto decidem  formalizar sua união com tudo que tem direito mais muitos desses casais, senão todos, assim como eu, já tem suas casas mobiliadas e na realidade não precisam de nenhum presente.

Mesmo sem precisarem de nada, alguns amigos e parentes fazem questão de presentar o casal é ai quando vem aquela pergunta "o que vocês vão querer de presente?" e o casal tem um dilema terrível, "o que eu devo pedir ou dizer?"

Ué DINHEIRO! Isso mesmo dinheiro e sabe por que?

1 Com o dinheiro você vai poder fazer o que quiser com ele;

2 Com dinheiro você poderá comprar o que você realmente necessita, sem ter que ganhar aquela baixela que não vai te servi pra nada;

3 Se você quiser fazer sua lua de mel, poderá utiliza-lo para pagar as despesas da viagem;

4 Todos sabem que depois de uma festa de casamento, a maioria dos noivos fica com algum tipo de divida e com o dinheiro poderá ajudar quita-la;

5 Com o dinheiro você poderá fazer uma pequena poupança para utilizar com uma reforma que esteja precisando na casa ou ate mesmo se estiver planejando um baby

Gente estou pedindo meus presentes em dinheiro e não vejo nenhum problema nisso. Vejo muitas criticas dizendo que é deselegante pedir dinheiro aos convidados mas...se você fizer uma lista de presentes e colocar em uma loja aonde os convidados terão que se deslocar e gastar o mesmo dinheiro que você poderá estar ganhando em espécie não vai ser igualmente deselegante?

No estou pedindo nem obrigando que nenhum convidado meu dê algum valor à mim, estou sugerindo que caso queiram me presentear que o façam em dinheiro. Caso vocês estejam nesse dilema e ainda sim estejam com vergonha de "sugerir" os presentes de casamento em dinheiro, hoje existe diversas ferramentas on-line com listas de presente virtuais que poderão dar uma camuflada e ajudar vocês nesse quesito é só jogar no google que vai aparecer um monte de opções, basta escolher a que melhor se encaixa à você.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

CONVITE DOS PADRINHOS

Ontem foi uma felicidade!

Entreguei meus dois primeiros convites de casamento e as escolhidas foram minhas duas damas de honra.

O que mais me deixou feliz foi que eu mesma fiz os convites delas, convites especiais pois, elas não serão só convidadas, mais convidadas especiais, minhas damas e madrinhas, e elas simplesmente amaram os convites!

Estava super insegura pois, não saberia qual seria a reação das damas e padrinhos quando recebessem esses convites, mais pelo que me pareceu elas adoraram.

Eu, Sandra e Tânia
A primeira foi minha grande amiga Tânia. Ela já trabalha comigo a 5 anos, esteve comigo em vários momentos, desde os bons até os piores e sempre me apoiando.

A segunda minha grande amiga Sandra. Nós nos conhecemos a 7 anos, pegamos fretado juntas todos os dias e nessa convivência nasceu uma grande amizade. 

Convite das damas
Acima estão a replica dos convites que entreguei as damas, a única coisa que muda para esse da foto é a mensagem que as invés de escrever "convites aos padrinhos", coloquei "convite as damas de hora".

Mais a frente estarei postando o como fazer esses convites.


DIY FAÇA VC MESMA - PORTA GUARDANAPOS


Continuando com a serie DIY, hoje vou postar como fazer porta guardanapos.

Para quem vai servir jantar, assim como eu, o buffet sempre colocara guardanapos em cada lugar da mesa de convidados, mais vocês a de convir comigo que apenas aquele guardanapo branco sem nenhum enfeite ou mimo não tem graça nenhuma. Foi pensando nisso que resolvi fazer para o meu casamento e que vou ensinar vocês a fazer esse porta guardanapos que ficam fofos, super delicados e são super fáceis de fazer e darão um chame a mesa de convidados.

Vocês perceberão que tudo que eu fiz é branco e verde pois, minha decoração será nesses tons, mas você poderão fazer nas cores da sua festa. Então vamos la:

Material:

Linha de nylon para pesca 0,30
Argola de acrílico
Bolinhas de acrílico (para o miolo da flor)
Flor de acrílico pequena
Flor de acrílico grande





Modo de Fazer:

Corte um pedaço de fio de nylon num tamanho suficiente para se trabalhar sem que ela escorregue,  passe ao meio da bolinha de modo a centralizar o fio
Passe as duas pontas do fio de nylon pela flor pequena
Logo após pelo meio da flor grande fixando as três peças
Na argola de acrílico, dê um nó de modo que você dê duas voltas no fio de nylon e aperte bem
Dê mais um nó simples apertando bem e verifique se as peças estão bem presas e fixas. Você pode dar quantas voltas ou nós achar necessários para fixar as peças de forma que ela não se soltem
Corte a sobra da linha
Esta pronto!

Vocês comprando estas peças prontas irão pagar entre $1,50 a $5,00 dependendo do modelo, fazendo em casa gastarão entre $0,60 a $0,80.

Todo o material pode ser comprado na região da 25 de Março nessas lojas de peças para bijouterias e é vendido por kilo (se informe mais ou menos quantas peças vem num pacote pois varia de peça para peça).

Existe diversos materiais, de diversos modelos e cores. As peças podem ser montadas de acordo com a sua criatividade, da maneira que for mais apropriada para o estilo e decoração da sua festa podendo ser flores de 3 ou 4 peças, borboletas, laços, folhas, etc.

Vocês podem amarrar cartãozinhos nesses porta guardanapos agradecendo a presença de seus convidados de forma a oferece-los como lembrancinhas, economizando na hora de gastar com outro tipo de lembrança.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

FORNECEDORES DE SERVIÇOS PARA CASAMENTO


Nesta semana comecei a postar na guia "Fornecedores" alguns fornecedores de serviços para casamento.

Quando comecei a pesquisar serviços para o meu casamento, senti muita dificuldade em achar em um único lugar todos os serviços disponíveis para esse ramo, sempre que encontrava algo era muito disperso, por isso resolvi criar para facilitar para vocês.

Ainda não tem todos os serviços, mais vocês já podem pesquisar serviços como buffet, decoração, musica e carros. Mais para frente estarei atualizando com os serviços de fotógrafos, doces e bem casados, acessórios, dia da noiva e outros.

Sempre que conhecer um novo fornecedor estarei atualizando a lista.

Espero que essa guia ajude vocês na pesquisa de fornecedores

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

COMO ECONOMIZAR NA HORA DE ALUGAR UM CARRO


Vou dar algumas dicas de como vocês podem economizar na hora de alugar o carro dos noivos.

A melhor forma de economizar seria mesmo você conseguir com aquele amigo ou parente que tem um carro bonito e que possa empresta-lo no dia do casamento, mais assim como eu, nem todo mundo tem essa oportunidade, então aqui vão algumas dicas.

  1. Comece a fazer o quanto antes a pesquisa através da internet as empresas que fornecem esse serviço;
  2. Peça orçamentos por email dos carros desejados;
  3. Assim que tiver com vários orçamento em mãos separe três ou quatro e agende as visita;
  4. Não feche o serviço no primeiro fornecedor visitado mesmo que ele insista muito, você pode se arrepender depois;
  5. Se você quer um determinado tipo de carro, que não seja preto o prata, corra para fecha-lo pois, se deixar para aluga-lo perto da data pode ser que você não o consiga;
  6. Peça para ver o carro antes de fechar o contrato, nunca feche contrato com um carro que você não tenha visto pessoalmente;
  7. Quanto antes você fechar o serviço mais barato você pode consegui-lo;
  8. Se você gostou muito do atendimento de um certo fornecedor mais o preço dele esta um pouquinho mais alto que um outro, tente negociar, algumas locadoras cobrem ofertas;
  9. Caso você não consiga que o fornecedor abaixe o preço, tente reverter o desconto em serviços, tipo placa personalizada, translado no fim da festa, translado para o aeroporto;
  10. Pesquise nos órgãos de proteção ao consumidor se há alguma reclamação da empresa, na internet no site do Procon tem uma listagem com todas as empresas reclamadas;
  11. Sempre faça contrato de prestação de serviço, observe se nele estão todos os dados do prestador, não assine o contrato se estiver faltando algum dado ou alguma especificação do serviço que tenha sido negociado.
Seguindo todos esses passo não tem como erra, e se você quer um determinado tipo de carro mais ele esta muito alem das suas condições financeira, não esquenta tem muitas opções lindas e baratas e lembre-se apesar da maioria da empresa fecharem contrato de 4 horas de prestação de serviço, vocês iram usar no máximo uma hora então pense bem se vale realmente alugar um carro muito carro.

Na guias de fornecedores vocês poderão pesquisar algumas empresas que prestão este serviço aqui em São Paulo.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

IGREJAS DE SÃO PAULO - REGIÃO LESTE


Resolvi hoje abrir uma guia no meu blog e listar todas as igrejas da região leste de São Paulo.

Quando estava procurando por igrejas tive uma "certa" dificuldade com essa informação por isso resolvi fazer esta guia para ajudar as noivas e noivos na hora de procurar o contato da paroquia.

A guia fica logo ai em cima em "Igrejas", basta clicar e pesquisar.

Espero que esta informação ajude vocês

Bjs a todos!

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

TRADIÇÕES E CURIOSIDADES SOBRE O CASAMENTO

Deixando um pouco a economia de lado, este blog também é cultura.

Existe alguns rituais durante a realização de um casamento que não sabemos bem o por que e daonde vem. Tradição, superstição? Estarei aqui esclarecendo algumas .


Noiva do lado esquerdo do noivo



A noiva posicionava-se ao lado esquerdo do noivo para que ele ficasse com a mão direita livre para poder utilizar a espada e defender-se de possíveis retaliações e tentativas de resgate por parte dos familiares da noiva que não se conformavam com o rapto.


Entra em casa com a noiva no colo




Manda a tradição que o noivo atravesse a porta de casa com a noiva ao colo...Após o seu rapto, as noivas eram então carregadas em braços pelos seu pretensos noivos. Estes homens contavam com a ajuda de um amigo (padrinho), este vigiava a casa onde estava a vitima sequestrada para evitar um possível ataque por parte dos familiares e consequente libertação da noiva. Embora este costume não se realize os noivos continuam a ser acompanhados por aqueles que testemunham a união conjugal.


Lua de Mel




Quando um homem tomava de assalto uma tribo para roubar a mulher que desejava, escondiam-se então num local secreto e bebiam uma bebida à base de mel durante o período de uma lua. Existe outras teorias que dizem que esta tradição teve inicio com os Cavaleiros Teutonicos (ordem militar cruzada, vinculada à igreja católica). Uma vez casados, os noivos deviam beber uma mistura de agua e mel durante o decorrer de 30 dias (sensivelmente o período que a lua leva a completar as suas quatro fases). Lua-de-mel em si mesma significa um período de prazer que marca o inicio de uma nova vida.


Uma coisa nova, uma coisa velha, uma coisa emprestada e uma coisa azul




Cada uma dessas coisas tem um significado simbólico que não mudou ao longo dos tempos. A coisa velha simboliza o passado, a vida que é deixada para trás. A coisa emprestada simboliza a amizade e o azul a fidelidade, tradição proveniente da antiga Israel onde noivas usavam fita azul como prova da sua fidelidade. A coisa nova simboliza a esperança de que esta nova vida que esta começando, seja cheia de felicidade.


Anel de noivado



Já no antigo testamento podemos ver que era costume pedir a mão da noiva mediante a oferta de um anel de noivado. durante a idade media, em pleno século IX, O Papa Nicolau I impôs a o habito de oferta do anel de noivado como um compromisso para garantir o casamento, o preço do ouro era tão elevado, que pelo simples fato de se oferecer um anel deste metal indicava a intenção de consumar o casamento. Se o compromisso não fosse numa pena que passava por uma coima, tortura e eventualmente seria excomungado.


As Alianças




Esta tradição teve inicio no Egito, durante a III dinastia, 2.000 a.c. A forma circular das alianças representa para os egípcios o infinito, tal como o amor. os gregos adaptaram este costume mas acreditavam também que no dedo anelar existia uma via diretamente ligada ao coração, e chamaram0lhe a veia do amor e por isso o lugar ideal para colocar o anel de casamento. Os romanos também tinham este costume e o mesmo perdurou ate hoje.


O buque da noiva




Esta tradição foi trazida pelos Cruzados. As mulheres muçulmanas, para o dia do seu casamento faziam pequenos ramos de flores de azahar (flor branca que simbolizava a pureza e se dá geralmente em zonas como a da costa mediterranea). Acreditava-se também que o odor das ervas que compunham o ramo afastava os maus espíritos. O noivo devia igualmente levar um pequeno adorno floral composto pelas mesmas ervas do ramo da noiva.


O Véu




O véu era o sibolo da inocência e da virgindade. Em algumas cultura asiáticas o véu utilizava-se para ocultar o rosto da noiva ate ao final da cerimonia apenas depois deste momento, é que o noivo podia levantar o véu e finalmente conhecer a sua noiva, agora mulher. Véu em árabe quer dizer "o que separa duas coisas". O véu da noiva significa separar-se da vida de solteira, para entrar em uma vida nova a de casada.


A tiara




O significado da tiara ou diadema ou ainda do toucador era fazer da noiva uma rainha pelo menos por um dia, diferenciando-a dos convidados. Quanto maior a grinalda, maior é o símbolo de estatus e riqueza


A entrega da noiva




Antigamente a noiva era considerada propriedade dos pais até o momento do casamento. neste momento o pai, entregava a sua filha juntamente com seu dote ao futuro marido, passando a ser propriedade deste. Atualmente a entrega da noiva ao noivo, simboliza a bênção do pai ao casamento da sua filha


A Liga




Antes do Século XV a liga não se retirava da perna, no entanto os convidados masculino corriam atrás da noiva para tentar retira-la. A partir desta altura na França as noivas resolveram tirar elas próprias a liga e lança-la para os convidados a apanhassem sem perseguições


A Marcha Nupcial




Quando a Princesa Victoria da Inglaterra, amante incondicional da musica, casou com o príncipe Frederico Guilherme da Prusia, Victoria escolheu duas peças a apresentar no seu casamento, nomeadamente a Marcha Nupcial de Mendelssohn e a opera Lohengrin de Wagner. Desde então estas duas representam a entrada da noiva na igreja.


O Bolo da Noiva




Na antiga Roma era costume lançar pequenos pasteis chamados conferratios, e que simbolizavam a fertilidade. Posteriormente na Inglaterra no século XVII, era tradição criar uma grande torre com todo tipo de doçaria mesmo por debaixo dos noivo, quanto mais alta fosse a torre, maior seria sua felicidade no casamento. No século XVIII, um cozinheiro francês transformou a torre de doces dos ingleses em bolo com vários andares.


Chuva de Arroz




Tradição oriunda da cultura chinesa, é mais um símbolo de fertilidade, em tempos idos acreditava-se que o arroz trazia aos noivos a felicidade de terem muitos filhos e desta forma ajuda para cuidarem da terra e dos animais.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...