quarta-feira, 29 de agosto de 2012

FUI CONVIDADO PARA SER PADRINHO MAIS NÃO POSSO ACEITAR, O QUE FAZER?

A algum tempo atrás escrevi uma serie de posts falando sobre padrinhos, como convidar, o que pedir de presente, o que fazer em caso de recusa, etc...porem ontem recebi uma comentário em um dos post da serie de alguém desesperado que me deixou estarrecida com a situação eu confesso. A mensagem dizia o seguinte:
 
“Estou numa situação parecida e preciso de orientações. Fui convidado pelo meu melhor amigo para ser padrinho de casamento dele. Minha mulher não. Ela não aceitou bem a ideia e nem vai no casamento. Quero recusar o convite, para ser padrinho. Mas, não pretendo deixar de ir à cerimônia e a festa. Minha pergunta é: Como recusar esse convite. Devolvo a lembrança destinada aos padrinhos que recebi?”
 
 
Reconheço que é uma tremenda saia justa...e uma situação super incomoda, como não sou dona da razão resolvi escrever algo no meu ponto de vista não sendo regra para ninguém ok, mais como me pediram orientação a minha função é tentar ajudar.
 
A primeira questão pelo que entendi é um homem casado que foi convidado pelo melhor amigo para ser padrinho e sua esposa não.
 
Gente pelo amor de Deus nunca façam isso! Se pretendem convidar alguém que seja casado para ser padrinho por obrigação convida-se o cônjuge e nunca uma única pessoa no casal. Neste caso foi uma tremenda falta de consideração com a esposa do melhor amigo que por mais que ele não goste dela deveria sim convidar o casal e não apenas o amigo.
 
Se você não gosta da esposa ou do marido de alguém que queria convidar para ser seu padrinho ou madrinha você tem duas alternativas: ou convida o casal ou não convida ninguém...terceiras alternativas pra mim não são aceitas...
 
A segunda questão é a esposa ficou tão chateada e incomodada com a situação a ponto de não querer ir ao casamento.
 
Eu também não iria e creio que qualquer um de nos faríamos o mesmo a não ser te tenhamos sangue de barata. Esta obvio que o noivo não gosta da esposa do amigo e para que que ela se prestara ao papel de ir a um lugar a qual já percebeu que não será bem vinda?
 
Terceira questão e a mais grave, pelo que percebi o amigo convidado aceitou o convite do noivo. Erro!!!
 
Imediatamente ao ser convidado e percebendo que a esposa não seria, ele deveria educadamente agradecer ao convite e dizer que não poderia aceitar. Seria de bom tom abrir o jogo com a pessoa e dizer que seria constrangedor para ele estar ao altar com uma outra pessoa que não fosse sua esposa.
 
Outra coisa que nunca se deve fazer gente! Como escrito no post sobre padrinhos é convite e não intimação...ninguém pode te obrigar a aceitar nada isso é uma escolha apenas sua de mais ninguém. Se você sabe que não tem carga emocional para lhe dar com uma situação desta não aceite, não aceite apenas por vergonha de dizer não, é muito mais bonito e elegante sempre falar a verdade evitando a fadiga de futuras situações constrangedoras.
 
Você já pensou após do casamento ser convidado para almoçar ou jantar na casa dos noivos e sua esposa ou marido estarem magoados ainda com esta situação de não haver sido convidado? Constrangedor não é???
 
Quarta situação ele quer recusar o convite mais ainda sim pretende ir a cerimonia e a festa.
 
Neste caso não tem outra alternativa, o que deve ser feito é chamar o amigo para uma conversa e abrir o jogo com ele, diga que não esta se sentindo confortável na situação e que apesar de ter aceitado no primeiro momento pensou melhor e achar que o melhor a fazer é não aceitar o convite, não use a palavra “recusar” pode não soar com bom tom e as pessoas tem um certo paradigma com palavra que soam negativas. Diga que será um prazer pode participar desse momento importante da vida dele mais apenas como telespectador, que com certeza comparecerá a cerimonia e a festa e devolver-lhe a lembrança dada no momento do convite pois com certeza ele fara o convite a outro padrinho e repassara a lembrança.
 
Se ele for seu amigo de verdade ele ira compreender a situação.
 
 
 
 
 
 

11 comentários:

  1. Concordo com você, é muita falta de educação e bom senso convidar apenas um dos cônjuges para ser padrinho ou madrinha. No meu caso, uma das madrinhas foi responsável pelo início do relacionamento entre meu noivo e eu, e convidamos o marido dela também para ser padrinho, mesmo sem conhecê-lo antes.

    ResponderExcluir
  2. é... é uma questão bem complicada. A minha irmã e mãe de todas minhas horas, minha vida é solteira. Tenho muita consideração por ela e não queria deixar de convidá-la, afinal ela fez e faz muito por mim, principalmente nessa fase do casório. E convidei ela para madrinha junto com meu irmão que é casado. Na minha situação ficaram meus irmãos como padrinhos.
    Ainda mais que quando falei para minha cunhada sobre o casamento, ela logo foi me falar que ia viajar e que talvez não iria. Então estamos quites em consideração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, o irmão com a irmã. Agora, se teu namorado tem uma irmã solteira e convidam a irmã da noiva pra entrar com ele...aff. Meu namorado não aceitou. Eu disse que iria com ele, não me opus, mas ele não aceitou. Orgulho dele!

      Excluir
    2. Estou passando por isso.
      Sou casada há 15 anos .
      Conhecemos o noivo há uns 11 ou 12 anos , formos pastores dele, durante alguns anos.
      Porém ele convidou meu esposo para ser padrinho de casamento.
      Meu esposo me comunicou e eu concordei,por acharmos que o convite era para o casal.
      Depois do convite aceito ,ele comunicou que seria só o meu esposo o padrinho .
      Fiquei muito chateada e falei que meu esposo fosse ,porém nem na cerimônia eu iria .
      O que você acham, eu estou errada ?

      Excluir
  3. Oi
    To adorando seu blog!
    http://criativac.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa.. que saia justa mesmo, mas concordo em genero e grau com vc... é uma situação muito complicada e fico triste pela esposa, mesmo se ela fosse muito megera não mereceria isso, sei la.. não faça com os outros aquilo que não queira que faça com vc... #FATO.
    Parabéns pelo post.. estou adorando cada um!!

    Su
    sonosquatro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Educação vem da criação. ...depois não se pode esperar nada de ninguém ....pq apartir do momento em que agente faz com alguém seja quem for aguarde a vida ensina .....o mundo é redondo ....Até irei pq meu marido me pediu e adoro a noiva...mas vou confessar to muito magoada com meu marido. ....mas.....Não vou brigar pq até acho q foi intencional......o mundo gira. ....o q é pra ser vai ser....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente ..preciso relatar eu fui e não deixei que 40 minutos estragasse o meu dia e minha noite..vou confessar q a principio me chatiei..pq conheco o noivo desde de pequeno e jamais fiz ou falei algo q o ofendesse sempre o admirei e não entendi. ...mas foi maravilhoso eu ter ido e visto a felicidade a qual ele e todos estavam me incluo por que o adoro ....e isso ja basta ...pq o importante é o que eu sinto pq faço de ♥...e não para q gostem de mim...sou transparente e posso ter vários defeitos mas nota de 3Reais eu não sou kkkkk e como li num poste anterior não me senti com sangue de barata me senti superior kkk é vdd pq eu gosto de vdd não estava com meu marido no altar, não abençoei o casal nem sou madrinha. ...mas os meus votos de que realmente eles sejam mto felizes são sinceros. ...e se não tivesse ido por birra e despeito não teria curtido tanto com meu marido e com meus filhos e amigos....continuo dizendo q não culpo quem convidou e sim quem aceitou....mas agora ja foi me diverti demais ....sem despeito nenhum pq um defeito q eu não tenho é ser mentirosa....Eu me diverti demais e nem de longe me arrependi de ter ido ...melhor do que rótulos é o que praticamos...Não subi no altar não sou madrinha mas meu ♥deseja toda felicidade do mundo ao casal pq amo o noivo vi ele crescer e ele acertou na escolha da noiva que é uma princesa e tem uma família maravilhosa.....Não vai ser um rótulo ou um título que vai mudar o que eu sinto. ...Felicidades ao casal ....mais uma família construída ...que prosperem sempre a cada dia e que as dificuldades que vierem se vierem sejam superadas com o piscar dos olhos....Minha oração vcs terão pq amo o casal independente de estar presente na vida deles ou não o q importa é a vdd que só eu sei...meus sentimentos ...q são sinceros....os sentimentos dos outros pertencem somente à eles.......

      Excluir
  6. Concordo plenamente com vocês. Muito deselegante e mal educado convidar só um. Eu não me opus em momento algum, partiu do meu namorado não aceitar. Eu disse que iria ao casamento com ele, mas mesmo assim ele não quis entrar com outra mulher, imagina, só se fosse a irmã solteira. Eu amo meu namorado porque ele é dono do próprio nariz. Os noivos mandam no casamento deles, mas não nas nossas vidas. Deselegante, mal educado e constrangedor o convite.

    ResponderExcluir
  7. Eu e meu marido fomos intimados para sermos padrinhos da sobrinha dele. Intimados porque nos pegaram de surpresa, com convite diferenciado e já com nossos nomes impressos. De imediato, meu marido aceitou, porém os outros padrinhos eram meus cunhados e eles estavam brigados conosco, então depois de alguns dias, conversamos com a noiva explicando o desconforto de estar no altar nessa situação. Resultado: ela ficou zangada, deixou de falar com a gente.
    Dúvida: Ela poderia ter nos enviado um convite normal, ou seria exigir muito?

    ResponderExcluir
  8. Pior ainda, a pessoa ir na sua casa, vc ao lado do marido e nem se dirigir pra vc e dar pelo menos uma explicação... E quem será a madrinha... Não disseram ainda quem será par com ele, e se for a ex que é amiga em comum? Socorro.... Não sei se vou ao casamento.

    ResponderExcluir

Gostou? Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...