domingo, 21 de outubro de 2012

COMO DEVO PLANEJAR MEU CASAMENTO? PARTE 2



No post passado ajudei vocês a darem os primeiros passos para planejar seu casamento. Falei ate a montagem do orçamento certo? Hoje vou ensinar a vocês a colocarem este orçamento em pratica.


Colocando o orçamento em pratica

Agora vocês já tem os três principais itens para realizar o sonho de vocês:

  1. Tipo da Festa
  2. Quantidade de convidados
  3. Orçamento mensal

São com esses três elementos que vocês vão trabalhar. É nesse momento que vocês vão começar a procurar efetivamente os itens para o casamento, mais de que forma?

Vamos supor que um casal quer um casamento tradicional ou seja cerimonia em igreja e festa em buffet para 150 convidados. Eles dispõe de um orçamento de $20.550 e querem marcar o casamento para daqui um ano e meio ou 18 meses. Vamos supor que eles tenham o seguinte orçamento:



Vamos começar pelos itens mais importantes e em geral mais caros.

Eu sempre dou a sugestão para as noivas que me procuram começar sempre pela igreja. Muitas delas dão preferência a localizar o buffet e quando vou a igreja não acham data. Então sempre é mais fácil partir da igreja para o buffet do que ao contrario.
  • Localize uma igreja que seja bonita e ideal para o seu numero de convidados, lembrando que em torno de 30% dos seus convidados não vão comparecer a cerimonia religiosa.
As vezes uma igreja é linda mais pense se no dia ela ficara tão linda assim com a quantidade de convidados que vocês tem, não adianta vocês casarem na Catedral da Sé se vocês tem apenas 150 convidados né?
  • Verifique as datas disponíveis e o custo da igreja.
Ótimo acharam a igreja ideal para o casamento de vocês e com o custo acessível a seu orçamento e marcaram a data para 29 de março de 2014.

Então agora vamos supor que esta igreja lhe pediu uma taxa de $700,00 para a cerimonia mais $50,00 do cursinho dos noivos que dará um  total de $750,00. Em geral as igrejas dão a possibilidade os noivos pagarem esta taxa ate uma semana antes do casamento podendo assim parcela-la caso queiram. Como vocês tem essa possibilidade resolveram então paga-la da seguinte maneira:

$350,00 no mês de outubro para garantir a data e $400,00 para uma semana antes do casamento que sera em 22 de março de 2014 então o fluxo de vocês ficara da seguinte maneira:


Pronto! a igreja esta definida e o orçamento para ela esta planejado, lembrando que ainda terão os seguintes custos para igreja: decoração e musica.

A decoração é rateada para as noivas que irão casar no mesmo dia que você, portanto, vocês só conseguirão fechar este item quando a data estiver preenchida.

A musica é para cada casamento mas... se vocês conseguirem que todos os casais fechem com a mesma orquestra em geral eles concedem desconto, então aconselho aguardarem também o fechamento da data.

Pessoal isso tudo que estou explicando aqui parece ser simples, obvio e bobo para alguns, mais muitos casais cometem erros terríveis e as vezes tem que adiar o sonho por falta de um bom planejamento

Agora vamos para o próximo item: Buffet

Procurando o Buffet

Vocês vão fazer o seguinte: peguem todos os contatos possíveis e imagináveis de buffet da região aonde vão casar, nada impedem de procurarem fora da região também mais 90% dos casais preferem que seja próximo por motivos de locomoção. Vale procurar na internet, pedir indicações, revista de noivas, etc...

Com a lista dos contatos aonde constará telefone e email em mão vocês vão dar preferência por enviarem email solicitando orçamento, vou explicar o porque. O email é um documento que poderá ser impresso que vale para provar um dia mais tarde o valor negociado caso tenham algum problema, mesmo que vocês precisem entrar em contato por telefone com o buffet sempre peça para responder a sua solicitação por email.

Para se manter mais organizado, abra uma pasta no seu email chamada Buffet e todos os retorno que forem recebendo aloquem nesta pasta do seu email. Depois de alguns dia abra-os e estude-os!

Uma coisa que sempre digo é levem muito em consideração o que os buffets oferecem como decoração, dj, iluminação, etc...isso conta muito no orçamento final.

Bom...é logico que vocês não receberam retorno de 100% dos emails enviados mais ja terão um bom numero para irem trabalhando.

Alguns email lhe ofereceram um buffet a $79 reais por pessoas e outros $27, $35 etc...logico que para o orçamento de vocês um buffet de $79 reais por pessoa é inviável, então todos os orçamento que estiverem inviáveis para o seu orçamento descarte-os, todos os outros separe-os.

Agora é a hora de começar uma parte deliciosa da procura pelo buffet....as visitas e com elas vem o que??? Degustação!

Entre em contato com os buffet que te interessaram e marque uma visita para conhecer o local. Todas as dicas sobre o que deve ser observado e poderá ser lido aqui e aqui.

Foi ao local e gostou? Hora de conversar sobre valores.

Anote tudo, o aluguel do espaço (sim pois o valor de $27 ou $35 não esta incluso o valor do espaço), o que dão ou não, etc.

Depois de visitados os locais, hora de mais um estudo minucioso agora.

Exemplos

Vocês foram em um salão que é $27 reais por pessoas, o aluguel do espaço fica em $2.000 e eles te dão DJ e Iluminação no total sai em torno de $6.050,00 porem vocês vão ter que contratar toda a parte de decoração. Alguns buffets já tem empresas parceiras que fazem este serviços por um custo mais acessível o que seria interessante de ser verificado mais caso não queira a empresa parceira do buffet ai para saber o custo final só indo atrás deste item e pedindo orçamentos, mais posso lhe garantir que decoração é um item caríssimo!

Em contra partida vocês foram em um lugar que sai $38 reais por pessoa mais locação de $1.800 e eles te dão a decoração sairá um custo total de $7.700,00 porem vocês terão que ir taras de DJ e iluminação que da mesma forma que a decoração o buffet já deve ter empresas parceiras ou de repente vocês tem algum amigo que poderá fazer a parte de musica para vocês ou fazer bem mais barato...como disse tudo é uma questão de estudo e muito importante analisar todos os detalhes.

Bom pessoas este post fica por aqui...na semana que vem vou dar mais detalhes de como planejar o orçamento a partir do fechamento do contrato com o buffet ok.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe aqui seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...